Nilo Fortes Trevisan
Artista Plástico
Considerações sobre arte
Trabalho é um dos fundamentos da existência humana, sua diversidade e importância permitem que vários autores o definam de diferentes maneiras e o mesmo ocorre em relação à arte. Nas comparações que posso fazer entre os conceitos de trabalho, técnica e arte, acredito que a arte foi se estabelecendo como trabalho de técnica refinada e sofisticada, considerando-se, claro, as limitações técnicas da época em que cada trabalho artístico foi feito. Contudo, não parece existir uma forma de conceituar arte de maneira sintética e suficientemente abrangente, pois ela é muito mais do que um trabalho diferenciado. Desde as primeiras pinturas rupestres até as obras do renascimento e os trabalhos abstratos atuais, as artes plásticas têm sido também uma representação da vida em seus múltiplos aspectos. A música tem a propriedade de embelezar e harmonizar sons que podemos ouvir. Outras formas de arte têm suas particularidades e atrativos. Se um dos entendimentos possíveis para o trabalho é que ele seja uma atividade que tem a função de melhorar as condições de sobrevivência, pode-se imaginar que a arte não seja essencial à sobrevivência, mas sem dúvida contribui e muito para melhorar a vida e torná-la mais interessante e bela. Muitas vezes a arte expressa emoções que comunicam as necessidades e os dramas do ser humano. E, assim, a arte passou a ter um papel muito relevante em nossa vida.

A arte motiva algumas pessoas de uma forma tão intensa que, mesmo não trazendo recompensas materiais ou outras gratificações mais evidentes, é capaz de fazer com que essas pessoas dediquem muito tempo e esforços na realização de um trabalho. É também uma oportunidade de aquisição de conhecimentos técnicos e de outras ordens. Vejo meus trabalhos artísticos muito mais como aprendizados do que realizações. Nestes trabalhos tenho adotado um estilo figurativo que, tanto quanto me é possível, privilegia uma estética voltada para a beleza. Para muitas pessoas, figurativo e belo são duas características que estão fora de moda ou que de certa forma são anacrônicas na atualidade. Pode-se alegar que o melhor desse tipo de trabalho já foi feito nas artes plásticas, mas provavelmente os museus mais visitados são aqueles que mostram a beleza clássica das grandes obras do passado. Não acredito que a beleza tenha deixado de ter importância nas artes, embora não seja um elemento tão essencial como foi no passado. Sem ela, uma parte fundamental da vida deixa de ser representada, pois o belo está na natureza: nas formas e portes dos grandes felinos, na armação e cores das penas de um pavão, no canto e cores de outras aves, nas cores e formas das flores e no encanto das paisagens. As pessoas continuam reverenciando a beleza e não vejo porque ela não deva continuar sendo representada nas artes, ou que sua representação desvalorize em lugar de valorizar um trabalho.
Para mim, a escolha do figurativo representa um esforço no sentido do aprimoramento técnico. Contudo, não excluo a possibilidade de futuramente me dedicar a trabalhos como pinturas de paisagens abstratas ou obras de formas não tão bem definidas, tanto na pintura como na escultura. Mas, pretendo preservar a estética de um trabalho bem acabado, embora reconhecendo que não existe trabalho perfeito e que alguns materiais ofereçam dificuldades no seu acabamento. A tentativa é sempre a de produzir algo agradável de ser observado.